Marcelo Kimura's profile

Xapanã Cristais

InDesign
Branding

Xapanã
- Xapanã é uma pequena loja de cristais em fase inicial. Os 4 principais objetivos do projeto foram:
1. Criar um projeto humanizado. 

2. Projetar uma linguagem verbal e visual mais próxima do cliente.

3. Desenvolver soluções que sustentem a nova fase da empresa no ambiente e-commerce e potencialize sua presença no Instagram.

4. Facilitar o uso e as aplicações.



Atributos da marca
- O primeiro passo foi o mapeamento de como
essa marca quer ser percebida pelo seu público.
Depois de algumas conversas e análises, chegamos às conclusões abaixo.



Estratégia
- Cuidando dos pontos de contato da marca.
O projeto considerou todos os pontos de contato da marca, desde os elementos visuais até a linguagem verbal. Considerar esses aspectos foi fundamental para decisões importantes como a escolha de uma tipografia adequada, materiais, estratégias para redes sociais, etc.



Referências
- O projeto teve como inspiração vários elementos ligados ao universo místico, simbólico e científico dos cristais. 
As principais referências foram: estrutura molecular do quartzo, sol, hexagrama, flor da vida, grids de cristais, quarzo verde e pêssego e ilustrações que utilizam apenas o contorno.



Construção do símbolo
- Flor da vida
O Grid foi construído com base na Flor da Vida, um símbolo comum e muito conhecido no universo dos cristais. A geometria sagrada está profundamente enraizada na memória das nossas células e no universo à nossa volta. A Flor da Vida é um dos exemplos mais importantes da geometria sagrada. Retrata a geometria do tempo, espaço e abrange os principais elementos básicos da vida. Tão antiga quanto o próprio tempo, há registros de que sua estrutura era conhecida por Pitágoras.

- Hexagrama
Conhecido como “Estrela do Criador”, “Estrela de Davi ou “Selo de Salomão”, o hexagrama é outro antigo símbolo de proteção e unificação de forças opostas. As seis pontas do hexagrama representam os seis dias de criação e os seis atributos de Deus: poder, sabedoria, majestade, amor, misericórdia e justiça. 

- Quartzo
O quartzo é um dos mais poderosos agentes de cura e amplificadores de energia do planeta. Ele absorve, armazena, irradia e regula a energia. Quando as agulhas de acupuntura são revestidas de quartzo, seus efeitos aumentam em 10%. O quartzo pertence ao sistema de cristal hexagonal. A forma de cristal idealizada é um prisma de seis lados, que, em cada um desses lados, possui outras pirâmides com seis lados. Pertencem ao sistema hexagonal apenas 7% dos minerais conhecidos.

- Sol
O sol recarrega a energia dos cristais.
Na astrologia ocidental simboliza a vida, a luz, poder, a autoridade e a força.




“A Geometria sagrada pode nos ajudar a entrar em sintonia com o nosso verdadeiro propósito e caminho na vida”
- Drunvalo Melchizedek




Logotipo e assinatura
- Para compor a assinatura, foi utilizado como proporção o próprio hexágono utilizado na construção do símbolo.
A fonte PT Serif Pro Extended foi utilizada como base para o logotipo, com um pequeno ajuste na letra X para criar mais personalidade e diferenciação.


Cores
- Critérios para a escolha.
A paleta de cores foi escolhida tendo como principal objetivo trazer personalidade mas sem ofuscar as cores dos cristais quando aplicadas em conjunto. É um combinação suave com tonalidades Shades & Tints. Essa variação permite maior flexibilidade nas aplicações, tanto para redes sociais quanto para o e-commerce.

- Quarzo verde e quartzo pêssego.
O Quartzo verde atua na área da saúde, raciocínio e equilíbrio. O verde também é a cor da natureza, da esperança e da prosperidade. Não é uma cor fria nem quente, portanto, uma cor considerada fresca. Evoca tranquilidade, calma e paz. O pêssego traz alegria, criatividade, calor e afetividade.  



Tipografia
- A voz escrita da marca
A fonte para títulos e subtítulos escolhida foi a PT Serif, uma fonte serifada transicional com terminações humanistas. Acrescenta autoridade à voz da marca, sem soar arrogante. Para texto, a fonte escolhida foi a Alegreya Sans, uma fonte humanista sem sefira com um toque caligráfico que transmite um ritmo dinâmico e variado de leitura, provocando uma sensação de conforto para textos mais longos. Evoca proximidade, aconchego e familiaridade. 


Desenvolvi selos, ilustrações, ícones e um pattern para dar ainda mais possibilidades nas aplicações. 



Fotografia
- Uma abordagem intimista e acolhedora
O projeto exigiu uma nova direção fotográfica. Ambientada, feita com luz natural e elementos simples, a ideia é sempre compor um pequeno cenário que permita ao público se identificar e visualizar o uso dos cristais em sua realidade. 



Instagram e e-commerce
- Layout que facilita a manutenção.
O Instagram e o e-commerce, ainda em desenvolvimento, são os principais pontos de contato da marca. Sabendo disso, o projeto exigiu limitações que permitissem fácil manutenção, tanto dos posts quanto dos banners da loja virtual.



Impressos
- Sustentabilidade e humanização
O universo dos cristais está diretamente ligado à natureza. As pedras, os rituais, os símbolos. Portanto, optamos por escolher materiais sustentáveis, como o papel reciclato e o kraft. Além disso, a textura dos materiais trazem uma sensação de proximidade. No cartão presente, deixamos um espaço para que a proprietária pudesse escrever  uma mensagem de próprio punho.



Esse projeto foi feito com muito carinho!
Espero que você tenha gostado. Kimurastê.
Eu produzo conteúdo exclusivo para designers. Dá uma olhada: 

Xapanã Cristais
Published:

Owner

Xapanã Cristais

Projeto de Identidade Visual desenvolvido para a Xapanã, uma pequena loja de cristais em fase inicial.

Published: